Euribor a 6 meses: previsão 2024 e 2025.

 

A prestação da casa vai subir?

Se tem um crédito habitação indexado à Euribor, saiba o que esperar até ao final do ano. A prestação vai subir ou vai descer? Estas são as previsões da Euribor a 6 meses para 2024 e 2025. Planeie as suas despesas e organize o seu orçamento familiar com base na previsões dos analistas.

 

 

Como se calcula a Euribor?

Antes de mais, é pertinente relembrar como se faz o cálculo da taxa Euribor. Em primeiro lugar, a Euribor é definida diariamente pela Federação de Bancos Europeus. O valor da Euribor corresponde à média dos juros que os principais bancos europeus praticam entre si (sim, porque os bancos também fazem empréstimos). As taxas de juro 15% mais altas e 15% mais baixas são excluídas do cálculo.

As taxas de juro que os bancos praticam entre si espelham a confiança e as perspetivas do banco para o futuro. Por isso, a Euribor tende a acompanhar as subidas e descidas dos juros praticados pelo Banco Central Europeu (BCE), que são afetadas por vários fatores macroeconómicos. Neste momento, após a pandemia, a guerra na Ucrânia e a subida da inflação, a Euribor atingiu máximos a que não chegava desde 2008.

Por isso, se tem um crédito habitação indexado à Euribor, a prestação da casa subiu este ano. Mas será que vai continuar a subir? Ou vai estagnar? Veja a previsão da Euribor a 6 meses (a mais comum em Portugal) até ao final de 2023.

 

 

Euribor a 6 meses: qual é a previsão para 2025?

Apesar de ser definida pela Federação, a Euribor tem acompanhado sempre as subidas de juro do BCE. Portanto, depois do BCE ter aumentado as taxas de juro para 4% em setembro de 2023, a previsão da Euribor é que continue a subir até ao final do ano. O pico da Euribor está previsto para novembro ou dezembro de 2023. Se o seu crédito renova nesta altura, é provável que a sua prestação da casa ainda vá subir.

A previsão da Funcas, um centro de análise Espanhol, é que a Euribor atinja os 4.25% em 2023 e estabilize nos 4% em 2024. A BBVA Research, do mesmo grupo que o banco BBVA, prevê que a Euribor a 12 meses pode atingir os 4.5%. Já as famílias da zona Euro temem que as taxas cheguem aos 5%, o que demonstra que os consumidores são mais pessimistas do que a maioria dos analistas.

Se estas previsões estiverem corretas, a Euribor a 6 meses deve situar-se entre os 4.2 e os 4.4% no final de 2023, antes de abrandar ligeiramente em 2024. O nosso conselho é que faça o cálculo da prestação mensal do crédito habitação com uma taxa de juro de 6 - 7% (na soma do spread com a Euribor). Esse parece ser o pior cenário e, deste modo, pode acautelar-se e planear o seu orçamento mensal para o início de 2024.

Se está a pagar um spread acima de 1.5%, este também é o momento ideal para se precaver e renegociar o spread ou transferir o crédito habitação. Ao transferir o crédito não só pode usufruir de um spread mais baixo, como pode renegociar as condições do empréstimo (passar de uma taxa de juro variável para uma taxa mista ou fixa, por exemplo) e o prazo da hipoteca.

 

 

Qual é a previsão da Euribor a 6 meses e a 12 meses depois de 2025?

Voltando às previsões do BCE, tudo aponta para que esta tenha sido a última subida de juros. A perspetiva é que a taxa de inflação da zona Euro em 2023 seja de 5.6%. Em 2024 vai continuar em queda e deve chegar aos 3.4%. Mas só em 2025 é que vai atingir os 2.1% (a meta do BCE é manter a inflação abaixo dos 2%). A partir deste momento, tanto as taxas de juro como a Euribor devem estabilizar.

Se as taxas de juro realmente não aumentarem mais, a previsão da Euribor é abrandar lentamente a partir de janeiro de 2024. No entanto, a Euribor a 12 meses ainda deve fechar 2024 acima dos 4%. Quanto à Euribor a 6 meses, já pode ficar ligeiramente abaixo desse valor. Ainda assim, alguns bancos prevêem que tanto a Euribor a 6 meses como a Euribor a 12 meses se mantenham acima de 3% até ao fim de 2025.

A médio prazo, entre 2025 e 2030, a Euribor deve variar entre os 2 e os 3% em todas as maturidades, incluindo a Euribor a 6 meses. Portanto, se vai fazer um crédito habitação, é interessante fazer a simulação da mensalidade com taxa fixa (a prestação da casa não varia com a subida ou descida da Euribor) ou com taxa mista (a prestação da casa é fixa nos primeiros anos, e a seguir é indexada à taxa Euribor).

 

Não se assuste com a previsão da Euribor para 2023 e 2024. Se precisa de ajuda para negociar o seu crédito habitação ou transferir o seu crédito habitação para outro banco, contacte-nos. Como intermediária de crédito certificada pelo Banco de Portugal, a Protectus Crédito vai estudar o seu caso e comparar as propostas de diferentes instituições de crédito. O nosso objetivo é encontrar a prestação da casa mais baixa para si, sem qualquer custo ou burocracia.

Se estiver interessado em obter mais informações sobre como obter um crédito, peça ser contactado pela nossa equipa. Liguem-me de volta